A Foto com o título "Paradoxo" ficou em terceiro lugar no concurso da Abralatas - Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade - www.abralatas.com.br entre as quase duas mil fotos inscritas.
Barreiros é um Distrito de Riachão do Jacuípe-BA, lugar tranqüilo e capital da cerâmica devido ao barro retirado do Rio Jacuípe para fabricação de blocos, senão oficialmente, pelo menos pela proporção de fabricas/população.
Nos dias 19 e 20 de julho de 2008, o lugarejo recebeu seus filhos de volta, para celebrar pela vigésima quinta vez, a Festa dos Vaqueiros e Fazendeiros de Barreiros.
Montadas na garupa de um cavalo ou touro, crianças ainda pequeninas aprendem no colo do pai ou do avô que, pelo menos um dia, se tira para celebrar uma atividade que no dia-a-dia, sol a sol se faz com sacrifício, trabalho e muito suor.
Ser Vaqueiro no sertão da Bahia ou do nordeste, não é tarefa das mais fáceis.
Mas neste dia todos se trajam a caráter, colocam a roupa nova, especialmente comprada para aquele dia, talvez a primeira compra do ano, mas não se vê sacrifício nisto, pois o que importa realmente é: Desfilar orgulhosamente pelas ruas no seu mais belo traje, montado em touro ou cavalo igualmente ornado com faixas, protetores e adereços.
Levar no colo um filho, ou neto, é a mais bela lição de vida, não precisa de palavras, elas nem cabem na ocasião, não precisa de bancos escolares, ou uma palestra sobre o assunto. Este é um valor que se passa e se aprende no colo mesmo.
O que importa, é o orgulho de gente simples, cujo sobrenome nem é dos mais famosos, mas que sabe que as lições da vida que aprendemos no colo, são mais doces e que as emoções vividas, jamais se apagarão da lembrança.
Se esquece as datas, se esquece os nomes, mas jamais se esquece uma emoção que se grava no coração.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Fotógrafo é Premiado em Concurso da Abralatas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário